Especializada em computação em nuvem, tecnologia que permite acesso a programas, arquivos e serviços armazenados em sistemas remotos, fora da capacidade própria do usuário, a 2Cloud Tecnologia ampliou sua carteira de clientes durante a pandemia. A corrida das empresas para tornar seus sistemas acessíveis para o modelo de home office ampliou em 15% a carteira de clientes atendidas pela startup.
Além disso, foi durante esse período que a empresa terminou de montar a sua infraestrutura de data center, em São Paulo. Para dar conta da nova operação, a empresa fez novas contratações. O número de funcionários cresceu 30%.
Segundo o CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, a localizacão do processamento de dados é fundamental para o negócio. Por isso, a empresa investiu na expansão para o Sudeste, detalha:
— Queríamos e precisávamos fazer essa expansão. Estar em São Paulo é fundamental até para clientes de outros Estados.
Na avaliação de Goltz, o modelo de home office imposto pelas medidas de distanciamento social escancarou para as empresas a importância de investir na "nuvem". Por outro lado, a pandemia também afetou o negócio da startup, que teve de flexibilizar o pagamento para alguns clientes. A abertura do espaço em São Paulo foi adiada por quatro meses.
— Aumentamos a nossa carteira de clientes, mas estamos trabalhando o dobro para ganhar igual. Muitos clientes pediram descontos temporários, outros cancelaram o contrato — relata o CEO.
A 2Cloud foi fundada há nove anos em Porto Alegre e é especializada na hospedagem de sistemas vitais para o funcionamento de uma empresa . Sistemas de gestão e banco de dados estão entre os gerenciados pela empresa.
* Colaborou Camila Silva