Durante o período de distanciamento social, a "pãodemia" foi apenas um dos sinais de que muitos brasileiros passaram boa parte do tempo em um local específico da casa, a cozinha. Atenta a essa tendência, a startup gaúcha Cozinhe.me, criada em 2016, apressou um plano que mirava o futuro.
A empresa havia nascido vendendo kits com ingredientes, acompanhado de um manual com o passo a passo da receita. Os clientes que assinavam o serviço recebiam periodicamente uma caixa-surpresa em casa. Para garantir um lugar nas cozinhas agora mais frequentadas, a startup passou a revelar as opções de kits, vender molhos e oferecer a compra sem assinatura.
Pesquisa realizada do instituto Qualibest com a empresa especialista em food service Galunion confirmou que 97% dos entrevistados está cozinhando mais durante a pandemia.
– Adaptamos as caixas por sensibilidade ao momento. Antes, queríamos que as pessoas arranjassem tempo para cozinhar. Atualmente, acreditamos que o ato de cozinhar pode salvar o tempo das pessoas. É uma mudança radical de posicionamento – afirma Paulo Renato Ardenghi, um dos sócios da Cozinhe.me.
Até metade deste mês, a empresa vai oferecer 11 tipos de caixas. Entre as opções já disponíveis estão risoto com cogumelos, hambúrguer e massa carbonara. As caixas que servem quatro pessoas custam a partir de R$ 135. As que servem duas pessoas saem por R$ 89. Além disso, há caixas para preparar brownies por R$ 40.
Os clientes devem solicitar os produtos com antecedência de 24 horas. Além dos ingredientes, a caixa inclui itens-surpresa e até uma lista com sugestões de músicas para o cliente ouvir enquanto cozinha. Atualmente, a empresa atende somente a Porto Alegre, mas para 2021 planeja expandir o negócio para São Paulo.
* Colaborou Camila Silva
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