Com uma ideia nascida durante suas viagens entre Porto Alegre e o Vale do Silício, na Califórnia, o gaúcho Luís Fernando Saraiva criou o aplicativo Sqed. A plataforma, que se apresenta como "um jeito novo de lembrar", permite que o usuário crie notas, listas e organize seus compromissos em um lugar só.
Após quase dois anos de desenvolvimento e de testes, a segunda geração do aplicativo foi lançada há cerca de um mês. O investimento foi de R$ 600 mil. Até o momento, já foi baixado por 6 mil pessoas.
– Trabalhei durante 14 anos na HP, por isso ia com frequência para a Califórnia. As viagens até Porto Alegre são bem longas, dava para pensar bastante tempo (risos). Sempre voltava com a cabeça fervendo de tantas ideias. O projeto nasceu de uma necessidade minha, mas também da minha esposa. Notei que ela tinha muitas coisas para lembrar: carreira profissional, alguns compromissos dos nossos filhos, eventos com amigos e lazer. Somos impactados diariamente por um volume gigantesco de informações, muito acima da nossa capacidade de gerenciamento – explica Saraiva, CEO da Sqed.
Segundo Saraiva, o usuário pode criar, capturar, guardar ou compartilhar qualquer informação no momento em que surge. O aplicativo funciona assim: após um cadastro, o usuário pode criar uma nota (batizada de sqed no app) em um perfil pessoal. É possível incluir informações de gerenciamento como dia, hora, links, localização, entre outros filtros. Consultas médicas e até um post que o usuário viu em uma rede social, podem ser "jogados" no Sqed e organizados da forma que cada um desejar.
Além disso, é possível acessar sqeds de Espaços - perfis que podem ser criados por empresas, organizações ou grupos para hospedar conteúdos e disponibilizá-los a outras pessoas, de forma pública ou privada. Atualmente, parques tecnológicos, espaços de coworking, equipes de corrida, restaurantes e clubes têm seus espaços na plataforma.
Inicialmente, o aplicativo oferece uma versão gratuita. A empresa estima que, a partir de agosto, o projeto seja monetizado por meio de assinatura paga. Dessa forma, os usuários, tanto empresas quanto pessoas físicas, terão acesso a ferramentas específicas. Até o final do ano, a empresa projeta alcançar 200 mil usuários.
Além de Saraiva, o projeto tem participação do advogado Pedro Cirne Lima e do publicitário Eduardo Cheffe, sócios do Sqed no Brasil. Rogério Timmers ocupa a posição de executivo de TI na startup. Dos EUA, participam Anelise Nascente e Fernando Tessari.
*Colaborou Camila Silva