Com unidade de produção em Santa Cruz do Sul (RS), a Philip Morris do Brasil tem atuado em várias frentes para apoiar as ações de combate ao coronavírus. Doou R$ 500 mil em dinheiro para as ações da prefeitura, que incluem a implantação de um hospital de campanha, já concluído. Também adaptou seu laboratório para produzir e doar 1,2 mil litros de álcool sanitizante para a Secretaria de Saúde da cidade, e já prepara outro lote do produto para outras doações.
Por meio da coligada ProfiGen do Brasil, emprestou à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) um dos poucos equipamentos existentes no Estado com grande capacidade de extração e processamento de material genético do vírus (RNA). O objetivo é acelerar testes para diagnóstico da doença, com o auxílio técnico de funcionários da empresa à universidade. Ainda doou 30 mil máscaras às secretarias estaduais da Saúde e de Governança e Gestão Estratégica e à Defesa Civil.
Operários da fábrica de Santa Cruz fazem trabalho voluntário de manutenção de equipamentos e reforças prediais, em colaboração com as prefeituras de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Em Santa Catarina, retomou a compra de tabaco, que havia sido interrompida, para preservar a sustentabilidade dos produtores, dentro das normas definidas pelas autoridades de saúde do Estado. Em São Paulo, emprestou à prefeitura 10 veículos de sua frota, com motorista e equipe de apoio, para ajudar na entrega de 35 das cerca de 100 toneladas de cestas básicas fornecidas pelo município. Somando as iniciativas, os recursos mobilizados pela empresas somam cerca de R$ 2 milhões.