O distanciamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus gerou aumento no consumo de internet no país. Mas um efeito colateral foi a elevação da inadimplência entre os usuários do serviço. Segundo dados da Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (InternetSul), o tráfego de internet chega a ser 40% maior durante o período. Nas últimas duas semanas, o número de clientes que deixaram de pagar a conta duplicou, de de 10% a 20%. Em algumas provedoras, esse índice é ainda maior e empata com a alta no consumo: 40%.
Segundo o presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, cerca de um terço de todo o consumo de internet no Brasil é atendido por pequenas e microempresas. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 10,3 milhões de usuários utilizam o sistema de 14,1 mil provedores regionais no país. Para esse grupo, a explosão da inadimplência pode ser fatal. Rio Grande do Sul e Santa Catarina concentram em torno de 200 mil empregos diretos no segmento.
A entidade pondera que é preciso amparar de alguma forma estas empresas, que podem enfrentar dificuldades para sobreviver e manter o serviço aos usuários. O pedido é que a população entenda que o pequeno provedor necessita dessa renda para garantir sua sobrevivência e seu serviço.