Uma novidade lançada há três dias fez a coluna perguntar: por que ninguém pensou nisso antes? É o primeiro smartphone com duas telas no mercado brasileiro. Fabricado em Taubaté (SP), o aparelho da LG tem dois displays de 6,4 polegadas cada. Mas é uma facilidade para poucos: quem quiser usar as funcionalidades que transformam o dispositivo até em uma espécie de notebook em miniatura terá desembolsar cerca de R$ 6 mil. O preço sugerido pela empresa é de R$ 5.999,99.
A empresa que corre por fora da disputa pela liderança nas vendas do segmento entre Apple e Samsung tem uma vantagem competitiva à parte: é dona da tecnologia de tela Oled (led orgânico), que equipa o modelo G8X. Tem maiores definição e contraste, com menor consumo de energia. O smartphone foi apresentado à coluna pelo gerente de produtos da divisão de celulares da empresa, Fabrício Habib, que morou no Rio Grande do Sul por dois anos. Segundo o diretor, 80% do desenvolvimento de produtos pela LG é voltado para duas tecnologias: smartphone de duas telas e conexão de internet 5G:
– O primeiro smartphone de duas telas da LG já foi lançado na versão 5G , para os Estados Unidos e para a China. Assim que a conexão estiver disponível no Brasil (o que deve ocorrer somente a partir de 2021), teremos um portfólio de produtos. Já existem produtos compatíveis com a conexão 5G sendo testados no país.
A coluna quis saber, ainda, se a operação simultânea de duas telas não deixava o modelo lento. Habib quase se ofendeu. Explicou que o processador, chamado Snap Dragon, é considerado o mais rápido do mundo. Além das duas telas, o modelo tem tela adicional de 2,1 polegadas que pode ser utilizada para ver notificações e horários sem precisar abrir o celular.
Quando dois dispositivos não forem necessários, é possível levar apenas a parte "pensante" do celular, que nesse caso pesa menos – na mão, porque no bolso o estrago já foi feito. O smartphone integra a segunda geração de celulares com tela dupla da marca. A primeira foi lançada na Mobile World Congress, maior evento dedicado a dispositivos móveis realizado em Barcelona, na Espanha.
* Colaborou Camila Silva