A dragagem do canal do Porto do Rio Grande, que terá ordem de início assinada no próximo dia 25, conforme foi confirmado ao governador José Ivo Sartori, será integrada ao SiMcosta, um sistema que utiliza boias especiais para medir as correntes marítimas e monitorar os sedimentos dragados. Atualmente, o calado máximo do Porto do Rio Grande é de 12,8 metros. A obra a ser executada prevê manutenção do canal de acesso ao porto e retirada de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos que prejudicam a navegação.
O plano de dragagem foi aprovado em maio deste ano e, desde então, o aguardava a contratação da empresa de fiscalização e a disponibilidade orçamentária por parte do governo federal.
Todos os requisitos ambientais e de sustentabilidade foram atendidos. Os estudos e projetos foram feitos em parceria com os técnicos da Superintendência do Porto do Rio Grande, da Furg, da Secretaria de Portos do governo federal e do Instituto Nacional de Pesquisa Hidrográfica (INPH), com aprovação e licenciamento do Ibama.
A rede de plataformas flutuantes ou fixas, dotadas de instrumentos e sensores, tem funcionamento autônomo e capacidade de coletar dados oceanográficos e meteorológicos para transmissão a uma central de processamento na Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Os dados processados deverão ter acesso imediato e gratuito para o público alvo.