A venda de um segmento de negócios da gaúcha Zenvia para a americana Syntonic vai render investimento estrangeiro em Porto Alegre. O negócio vendido é na área de carrier billing (pagamento de serviços vendidos por meio de operadoras de celular), área que tende a crescer diante do uso intensivo de smartphones. Gary Greenbaum, CEO da Syntonic, esteve na Capital gaúcha nesta semana para conhecer seus novos domínios. À coluna, disse que vai manter os escritórios, aqui e em São Paulo, e que está disposto a investir "o quanto for necessário para garantir o sucesso do negócio no Brasil".
Diante da insistência para ter ideia do tamanho desse investimento, Greenbaum explicou que a Syntonic é uma empresa de capital aberto, por isso não pode anunciar valores sem comunicação pública e transparente. Apesar de ter sede nos EUA, a empresa está listada na Austrália.
O empresário costuma explicar que o IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações) foi feito de Sydney para facilitar o acesso ao mercado do Sudeste Asiático, prioridade para a empresa. Greenbaum disse estar animado por entrar na nona maior economia global. Isso deve ocorrer após dois meses de transição.
O segmento de direct carrier billing (DCB) em que a Syntonic atua movimenta no mundo US$ 30 bilhões. Uma das ambições é fazer com que as operadoras de telefonia participem também do mercado de publicidade móvel, que fatura US$ 200 bilhões por ano e é dominado por Google e Facebook.