Apesar da expectativa de ex-clientes, a Livraria Cultura informou oficialmente que não ocupará o espaço deixado pelo fechamento da Fnac de Porto Alegre no BarraShoppingSul. Conforme a empresa, que tem os direitos da marca no Brasil desde a negociação com a rede francesa, o encerramento das atividades na capital gaúcha foi resultado de uma "decisão empresarial".
A partir da transação com a Fnac, a empresa comandada por Sergio Herz passou a analisar o perfil de todas as operações em cada praça. A decisão foi interromper o funcionamento das unidades de lojas deficitárias que não tivessem perspectiva de deixar de ter resultado negativo.
A direção da Cultura pretende atender aos clientes da Fnac na Cultura de Porto Alegre, localizada no Bourbon Country – do outro lado da cidade. Para isso, está revendo o perfil de suas unidades para permitir maior oferta de produtos eletroeletrônicos – típica da rede francesa –, sem descaracterizar a livraria.
A direção da Cultura informa que, depois do fechamento das lojas de Porto Alegre, de Belo Horizonte (MG), de Ribeirão Preto (SP) e do BarraShopping no Rio de Janeiro, tentará manter as sete unidades da Fnac remanescentes no Brasil. Eventuais mudanças de marca não são descartadas. Como a reanálise do negócio não está concluída, ainda pode haver alteração de estratégia.