Uma icônica esquina de Porto Alegre vai se transformar. Assim como a coluna, muita gente deve estar intrigada com o que está ocorrendo no encontro da Rua 24 de Outubro com a Avenida Goethe, com tapume e sinais de demolição. Pois o antigo prédio do Banco Nacional, que abrigou uma loja da Vivo nos últimos anos, está sendo demolido para dar lugar a dois empreendimentos inéditos na cidade. Um imóvel com três andares que somam mil metros quadrados terá uma operação de varejo inovadora e uma rede de fitness nacional que ainda não havia chegado ao RS. Os contratos estão firmados, mas ainda submetidos a confidencialidade.
A obra, que atrasou devido à burocracia e ao cuidado com a segurança para o entorno, terá placa solar para geração de energia e captação da água da chuva. Uma parede verde caracterizará a fachada. A expectativa é de que a demolição seja concluída em 15 dias. A construção deve estar pronta no final do ano. Uma marca da Araújo Santhos Investimentos Imobiliários, responsável pela execução e gerenciamento, é ocupar pontos estratégicos nas 10 maiores do RS onde atua.
– O fluxo tem de passar por algum empreendimento nosso. Temos de fazer parte da vida da cidade – detalha o empresário Mauro de Araújo Santos.
O modelo de negócios foi criado por Araújo Santos no final dos anos 1980, para conectar investidores e locatários. Malls de serviços e conveniência são a principal aposta neste momento. Araújo Santos diz não enfrentar inadimplência nem desocupação:
– A culpa não é do mercado, é dos produtos ruins.