Desde a semana passada operando em sistema piloto, para testes, o serviço 99Pop, concorrente do Uber, começa oficialmente amanhã a prestar serviço em Porto Alegre e Região Metropolitana. Para mostrar que desembarca com apetite por fatias de mercado de concorrentes, preparou uma promoção agressiva: vai oferecer duas viagens grátis (nas distâncias que teriam custo de até R$ 15) para todos os passageiros. A promoção é válida a partir da zero hora desta sexta-feira (18).
– A gente quer que todo mundo experimente – justifica Pedro Gomes, gerente-geral da 99 para Porto Alegre.
Leia mais
99 lança até maio o serviço Pop, concorrente do Uber
"O caminho é o conhecimento", diz criador do Easy
Mais uma empresa de transporte individual chega a Porto Alegre
À inquietação demonstrada pela coluna sobre a eventualidade de gargalos para atender a toda a demanda, especialmente em noites de baladas – quinta e parte da sexta-feira (também só até a meia-noite), Pedro lembra que isso já foi feito em outras cidades, com sucesso. Embora não revele quantos motoristas estão cadastrados, por motivos estratégicos, o executivo afirma que o número-alvo, de 5 mil, já foi superado, o que dá conforto para a ação:
– Estamos preparados, vamos atender a todo mundo. Trabalhamos duro para ter motoristas online esperando passageiros.
Além da taxa mais baixa do mercado (16,99% são descontados do valor de cada viagem), Pedro Gomes reforça que a segurança oferecida pelo 99 tem atraído motoristas. A empresa tem uma equipe de 40 pessoas dedicada ao assunto, que se reporta diretamente ao comando geral. Em Porto Alegre, relata, as áreas de maior risco foram mapeadas. Se aceitar transportar uma passageiro de ou para esse perímetro, o motorista recebe um alerta. Se decidir recusar ou cancelar por conta disso, não enfrenta nenhum problema.