No próximo domingo, a LDS Group, locadora de veículos de luxo de São Paulo, coloca no ar o aplicativo Urbano LDSharing. É uma iniciativa pioneira em compartilhamento de carros, comum na Europa e nos Estados Unidos. Vai permitor reservar e retirar carros nas estações fixas sem intermediários – mais ou menos como funciona o aluguel de bicicletas em Porto Alegre. A capital gaúcha, inclusive, está na mira dos empreendedores para o futuro.
O usuário faz o cadastro e, se estiver tudo ok com sua documentação, pode usar o serviço no mesmo dia. O app mostra onde está o carro mais próximo. Feita a reserva, tem 15 minutos para chegar ao local, usar o código do aplicativo para destravar a porta. Além de 45 Smart for Two, o LDSharing terá 15 BMW i3 elétricos, no serviço que a LDS chama de Urbano Eco.
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Entusiasta da mobilidade sustentável, o CEO da LDS Group, Leonardo Domingos, confessou à coluna que gostaria de ter implantado o serviço em Curitiba antes da capital paulista, pelo perfil verde da capital paranaense. Mas há um obstáculo à importação de carros elétricos – um imposto de 25%. Em São Paulo, esse custo é parcialmente compensado por um desconto de metade do IPVA dos elétricos, que tem outra vantagem: não entrar no rodízio. No país, a perspectiva melhora a partir de agosto, avalia Domingos:
– O projeto inicial era ter 100% da frota elétrica. As montadoras não tinham carros suficientes a pronta entrega. No ano passado, o Brasil reduziu o IPI de 35% para 25% e, em agosto, a alíquota sobre o carro elétrico usado em serviço pode cair a 7% ou até a zero. Se isso se confirmar, nossa frota de elétricos aumenta.
Outra dificuldade é a falta de pontos de recarga dos veículos. A LDS investe e faz em parcerias com shoppings, postos de combustível e faculdades para instalar a estrutura, já que a cidade não oferece. Os carros estarão espalhados em 60 pontos de São Paulo, e poderão ser deixados nos mais próximos do destino do motorista. A intenção é trazer para o Brasil o modelo da Europa, onde o carro elétrico está integrado ao sistema de transporte, incluindo o público. No aplicativo, não haverá diferença de preço para alugar os carros elétricos ou a combustão.
– A gente espera, em dois a três anos, estar em diversas capitais, incluindo Porto Alegre – prevê Domingos.
O investimento inicial no Urbano LDSharing é de R$ 6 milhões. A empresa projeta que, até agosto, 80 carros estarão disponíveis.