Até a condenação judicial do ex-presidente Lula ajudou a animar o mercado financeiro do Brasil. Também incendiou o debate sobre como deve ser e como deve agir a Justiça. Na lista dos filmes da semana, duas obras tratam da dificuldade de punir culpados e outras duas, dos riscos de julgamentos com pouca sustentação documental.
Os Intocáveis (1987)
O clássico de Brian de Palma, com a famosa cena da escada da estação, foca exatamente na força-tarefa montada por policiais para tentar colocar Al Capone atrás das grades e a descoberta da famosa brecha legal que levou a sua prisão _ a falta de inclusão dos ganhos dos negócios em que lavava dinheiro para o IRS, o fisco americano.
Leia mais
Em meio a governos instáveis e autoritários, filmes que retratam despotismo
Quatro filmes sobre impostos, às vésperas de possível alta no Brasil
Em semana de gafes na viagem presidencial, quatro filmes sobre diplomacia
Sob Suspeita (2007)
Mostra a fase seguinte da condenação, depois da acusação: o julgamento de 20 integrantes da maior família de mafiosos nos Estados Unidos, levados a julgamento para responder por 76 crimes. Um dos réus dispensa seus advogados e passar a fazer sua própria defesa, causando reviravolta no caso.
Acima de Qualquer Suspeita (2009)
Um jornalista investiga casos de um promotor suspeito de manipular provas em seus processos e candidato a governador – processo muito comum nos EUA. Abre uma discussão sobre a correção de decidir com base em evidências circunstanciais. O jornalista acaba sendo preso por um assassinato que não cometeu e conhece mais de perto esse processo.
A Condenação (2010)
É a saga sobre a irmã de um "suspeito de sempre" – um jovem com ficha criminal que costuma ser detido sempre que algo errado ocorre – finalmente acusado de assassinato. Quando é condenado à prisão perpétua, sua irmã decide voltar a estudar Direito, o que leva mais tempo do que o previsto.