Depois de quase um ano de tratativas, foi fechada a negociação para ocupação de um espaço que andava vazio no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. A "âncora do terceiro piso", como é chamada internamente, será a rede de artigos esportivos Decathlon, que assim dobra a aposta no mercado da capital gaúcha. A empresa já havia confirmado a abertura, para junho deste ano, da unidade no shopping da Astir, na Avenida Nilo Peçanha.
Conforme o gerente-geral do Praia de Belas, Maurício Bakos, a loja no terceiro piso terá 2,8 mil metros quadrados. Como a instalação ainda depende de obras de adequação feitas pelo próprio shopping, o compromisso das duas partes é de abertura da unidade no primeiro semestre de 2018. Mas a ambição, tanto da rede esportiva quanto do empreendimento, é antecipar esse cronograma o máximo possível.
– Não temos a área pronta para entregar, então temos de fazer algumas adaptações, fazer o fechamento, isolar a área – detalha Bako.
Leia mais
Porto Alegre terá mais um shopping
Serviço gaúcho de pedidos virtuais de comida quer dobrar alcance
Panvel confirma projeção de abertura de 50 lojas em 2017
Os resultados obtidos pela Decathlon em 2016 ajudam a entender o tamanho do apetite da rede pelo mercado porto-alegrense. A francesa teve seu primeiro desempenho positivo no Brasil depois de 15 anos, com alta de 15% no faturamento – o terceiro melhor no mundo –, o que estimulou a tirar do papel um plano de expansão de cem lojas em 10 anos. Isso significa multiplicar por cinco o atual número de unidades, que são 21 no Brasil.
A Decathlon é um dos negócios da família francesa Mulliez, que detém também a Leroy-Merlin (de materiais de construção e decoração) e a rede de supermercados Auchan, a segunda maior da França e a 11ª do mundo.