Depois de o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmar que a venda do Banrisul está sim na mesa de negociação da dívida do Estado com a União, a disparada de mais de 20% no preço da ação do banco na Bolsa de Valores escancarou o grande interesse dos investidores na instituição gaúcha. Hoje, com a divulgação do balanço anual, é hora de conferir se toda essa euforia faz, de fato, sentido ou se resume-se ao velho e bom comportamento de manada do mercado de capitais.
A aposta de analistas é de que o banco tenha tido redução do lucro líquido em 2016 em relação a 2015, quando atingiu R$ 848,8 milhões. Nada que desanime muito já que entre aqueles que acompanham os indicadores de perto, há expectativa de que a instituição financeira tenha tido um salto nos ganhos operacionais – o que mostra o potencial para lucros futuros.
O avanço no desempenho operacional seria contraposto, nesse caso, por recuo no resultado financeiro, o que acabaria tendo impacto na performance final de 2016. A Geral Investimentos, por exemplo, decidiu incluir as ações do banco em um dos fundos administrados pela corretora.
Leia mais
Confira as estimativas de valor de venda do Banrisul
Em vídeo, entenda por que manter o Banrisul custa mais ao Estado
Santander se considera "obrigado" a olhar oportunidades como o Banrisul
Entre as justificativas está o desempenho do Banricompras e da Vero, ativos considerados cada vez mais estratégicos.Outro ponto que gera curiosidade são os índices de inadimplência. O assunto é especialmente sensível para instituições financeiras. Ao longo de 2015 a inadimplência do Banrisul cresceu 1,17 ponto percentual, chegando a 5%.
Nos primeiros três trimestres de 2016, os balanços divulgados mostraram que, em média, o banco público gaúcho vem enfrentando mais problemas com os clientes devedores do que as instituições privadas que atuam em âmbito nacional, como Bradesco, Santander e Itaú. Até setembro, as despesas com provisões para devedores duvidosos tinham crescido 28,2%, em relação ao segundo trimestres. A inadimplência já estava em 5,43%.