Na semana que o Senado aprovou medida provisória para a reforma do Ensino Médio – indicando que a grade curricular agora terá apenas 60% de conteúdo comum obrigatório, cabendo às escolas definir os outros 40% – a coluna indica séries e filmes que mostram como funciona a política de ensino em outros países. Obras da Dinamarca, Espanha, França e Alemanha estão na lista.
Rita
A série acompanha a vida de uma professora politicamente incorreta e mostra como a Dinamarca aposta na formação de professores interdisciplinares para atender os alunos. Educação sexual, uso de drogas são discutidos com total liberdade dentro da sala de aula. As três temporadas completas estão disponíveis na Netflix.
Veja mais:
Quatro filmes que retratam presidentes dos Estados Unidos
Quatro filmes sobre concessões e privatizações
Quatro filmes sobre aposentadoria
Merlín
Estudantes de Ensino médio devem aprender filosofia ou dedicar mais tempo ao estudo de matemática, química e física? O assunto causa polêmica no Brasil, mas o professor espanhol Merlín vai convencê-lo que ler Platão e Aristóteles é fundamental. Cada episódio tem como mote a obra de um filósofo. Disponível na Netflix.
Entre os muros da escola
Alunos desestimulados e uma direção desleixada são alguns dos problemas que o professor de francês François Marin encontra quando começa a ministrar aulas em uma escola de Ensino Médio na periferia de Paris. Violência e tensões étnicas entre estudantes testam a vocação e a determinação do educador.
A Onda
Os limites da disciplina e o respeito à liberdade de expressão dentro e fora da escola são temas que aparecem no longa alemão. Um experimento promovido pelo professor Rainer Wenger com alunos do Ensino Médio para ensinar o que é autocracia, o poder ilimitado e absoluto de regimes ditatoriais, acaba saindo do controle.