As lentes do grupo italiano Luxottica encerram o mês de janeiro com foco no Brasil. Maior fabricante mundial de óculos de luxo e dona de marcas como Ray-Ban e Oakley, a companhia anunciou nesta segunda-feira acordo para a compra da Óticas Carol por 110 milhões de euros.
A negociação depende de habituais aprovações regulatórias. A previsão é de que seja fechada até o fim do primeiro semestre deste ano. O grupo italiano opera a rede de lojas Sunglass Hut no Brasil, está presente no mercado de atacado e tem uma planta em Campinas (SP).
Leia mais
Ray Ban e Oakley estão em maior negócio anunciado neste ano
Grupo InBetta prevê para fevereiro início de obras em Esteio
Incorporadora testa novo modelo
O faturamento anual da Óticas Carol, fundada em 1997, gira em torno de 200 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 664 milhões. A empresa teve crescimento nos últimos anos devido à parceria com franqueados. Entre 2013 e 2016, quase dobrou o número de lojas no país, de 500 para 950 – 25 no Rio Grande do Sul.
No início deste ano, a Luxottica anunciou fusão de 46 bilhões de euros com a francesa Essilor, líder global em lentes. Somadas, as companhias terão receita anual estimada em 15 bilhões de euros. Uma curiosidade: o fundador do grupo italiano, Leonardo del Vecchio, de 81 anos, será o diretor executivo da nova empresa.