Pela primeira vez em mais de 90 anos, a Bebidas Fruki, com sede em Lajeado, vai explorar um mercado fora do Rio Grande do Sul. A empresa anunciou há pouco a decisão de atuar também em Santa Catarina a partir de 2017.
No Estado de origem, a marca informa ser líder em vendas com o Fruki Guaraná e a Água da Pedra. A entrada no mercado catarinense é resultado do planejamento estratégico da empresa e também, conforme o diretor comercial, João Carlos Miranda, do fato de a companhia receber "muitas solicitações" para vender seus produtos em SC. Segundo Miranda, se tudo correr como o esperado, a Fruki terá "planos de expansão" para 2018.
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Diretor-presidente da empresa, Nelson Eggers afirma que a venda em Santa Catarina terá foco no litoral do Estado, devido à presença de gaúchos "acostumados" a consumir as bebidas da marca. O empresário comenta que o movimento não tem relação com a compra, pela mexicana Femsa, das operações da Coca-Cola no RS e em parte de SC, que estavam sob controle da gaúcha Vonpar.
– O consumo de refrigerante caiu nos últimos anos. Mas a Fruki só teve crescimento. Então, alguém perdeu. A Fruki continuará crescendo em 2017 com a ida para Santa Catarina – avalia.
Até 2020, a empresa pretende colocar em operação, em Paverama, nova fábrica para produção de bebidas energéticas e funcionais, sucos e chás. A segunda fase dessa unidade, que prevê fabricação de cerveja, deverá ser concluída até 2025.
Eggers diz que o faturamento da companhia terá crescimento real de 10% neste ano. Segundo o diretor-presidente, a alta foi aquecida pelo resultado "muito bom" das vendas no verão, e a empresa conseguiu manter o quadro de funcionários em cerca de mil pessoas.
Apenas em dezembro, a previsão é de que mais de 2,5 milhões de latas de refrigerante sejam vendidas. Apesar de a embalagem de dois litros ser a mais procurada, o número indica otimismo, avalia Eggers.
– A lata é pouco consumida em casas. Mas é bastante vista em restaurantes. Quando vende, é porque o conceito do produto está bem firmado. Antigamente, consumidores bebiam nosso refrigerante em casa, mas optavam por marcas internacionais em restaurantes.
Antes de anunciar a expansão para Santa Catarina, a Fruki havia sido notícia fora do Rio Grande do Sul. Em 2011, o ex-jogador inglês de futebol David Beckham foi visto nos Estados Unidos com uma lata de guaraná da marca de Lajeado.
Ao lembrar-se do episódio, Eggers conta que na época autorizou a venda de uma quantidade reduzida de refrigerantes para uma pessoa conhecida que estava no país. Conforme o empresário, as bebidas foram repassadas para um restaurante de gastronomia brasileira frequentado pelo astro europeu.
– O Beckham morava lá perto. Conheceu muitos brasileiros no futebol – sublinha.