A Mondelez, empresa que ficou com a área de doces em divisão da gigante americana Kraft Foods, reduziu o peso do chocolate Toblerone no Reino Unido. E a resposta de consumidores foi imediata nesta terça-feira. Com dose de humor – ainda que britânico –, parte deles fez questão de eleger um vilão para as mudanças: o Brexit.
O assunto era o mais comentado no Twitter depois das eleições nos Estados Unidos. Na rede social, pipocaram brincadeiras relacionadas à saída do Reino Unido da União Europeia, votada em junho deste ano:
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O chocolate mantém o característico formato de triângulos sobre a base de barrinha. Mas agora os blocos estão muito mais espaçados e ''magros''. Em comunicado, a Mondelez atribuiu a redução do peso à alta nos preços de ingredientes.
Separada da Kraft Foods desde 2012, a Mondelez já ensaiou a compra da americana Hershey, que acabou não se concretizando. A empresa é alvo de boatos frequentes sobre fusões e aquisições. Uma das hipóteses seria uma união com a Frito-Lay, divisão de snacks da Pepsico. Outra, que a fabricante de Toblerone, Oreo e Cadbury, entre outras marcas, possa vir a ser incorporada ao império Heinz-Kraft, comandado por Warren Buffett e os três brasileiros da 3G – Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.