Depois de quase quatro meses sem operação de duty free, por conta da mudança do operador, o aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, voltou a contar com loja de produtos importados sem impostos com a abertura da Duty Free Americas (DFA). Antes, quem atuava nesse segmento no terminal era a Dufry. As portas se abriram para o primeiro voo desta sexta-feira, o Copa Airlines com destino à Cidade do Panamá, a 0h19min.
Leia mais
O interesse estrangeiro pela concessão do Salgado Filho
Advogada vê apetite por risco de estrangeiros em aeroportos
Embora mantenha quase o mesmo tamanho da unidade anterior, obras realizadas durante o período sem serviço modificaram a altura do teto (pé direito), a iluminação e a forma de expor os produtos. A loja será visível no desembarque doméstico, mas as regras continuam as mesmas: para comprar, é preciso se identificar e comprovar viagem ao Exterior.
A licitação para a nova ocupação do espaço foi feita pela Infraero, em outubro de 2015, com vigência a partir de maio passado. Além das obras, no período de quatro meses em que a operação esteve fechada foi preciso cuidar da documentação necessária para fazer o alfandegamento – registro da operadora como importadora. O contrato tem previsão de validade de 10 anos. Conforme a Infraero, passam pelo Salgado Filho cerca de 28 mil passageiros de voos internacionais por mês.