A coluna sempre comenta o desafio da Coca-Cola frente a um mercado cada vez mais refratário a refrigerantes e mais consumidor de bebidas saudáveis ou gourmet. A empresa no Brasil está lançando no próximo mês, pela via da Matte Leão, adquirida em 2007, o Café Leão, produto com grãos 100% arábica, cultivados, torrados e embalados no país. O Café Leão marca a entrada da Coca-Cola Brasil no segmento de cafés.
Com mistura de grãos do cerrado mineiro e das montanhas do Espírito Santo, a produção do Café Leão envolverá uma rede de pequenos e médios cafeicultores das duas regiões. O produto estará disponível em duas torras: escura, com a bebida encorpada, aroma e sabor intensos, e média, com aroma e sabor balanceados. O Café Leão será o primeiro da companhia no mundo para o consumo em casa.
Uma das intenções é deixar no Brasil parte dos grãos tipo arábica, a mais valorizada espécie de café, que são em grande parte direcionados ao mercado externo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil é o maior produtor e exportador de café e o segundo maior mercado consumidor em volume total do mundo. O segmento de cafés finos e diferenciados apresenta taxas de crescimento de 15% a 20% ao ano.
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O Café Leão entra no mercado por Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, com a previsão de chegar aos principais pontos de venda de todo o país, inclusive no Estado, a partir de janeiro de 2017. Com o lançamento, a Coca-Cola Brasil soma o café à linha que já tem cerca de 140 produtos. A companhia já atua nos segmentos de águas, chás, refrigerantes, néctares, sucos, energéticos e bebidas esportivas, entre sabores regulares e versões de baixa ou zero caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil está concluindo a compra da Laticínios Verde Campo, de Lavras (MG) – e com isso fará sua estreia no segmento de lácteos no país.