Depois de um atraso de mais de seis meses, provocado por embargos à obra, o Iguatemi entra na reta final para a abertura de mais uma centena de lojas em Porto Alegre. A aposta de R$ 150 milhões na ampliação do primeiro shopping da Capital abre suas portas ao público em meio a um cenário agudo de incertezas políticas e econômicas. A obra equivale a um aumento de 65% em área bruta locável em um momento bastante hostil a novos negócios. Apesar do cenário, a empresa informa que 90% dos pontos foram vendidos, 70% dos quais estarão abertos a partir das 14h do dia 27.
– Quem faz um investimento como este entende que a economia é feita de ciclos. Sempre pensamos a médio prazo e nunca ficamos sem ao menos um projeto de ampliação em um dos shoppings do grupo no país. Com essa expansão, o grupo estudou muito as operações que se identificavam com o público de Porto Alegre e região. Estamos falando de um shopping consolidado, com grande procura – afirma Marcelo Miranda, vice-presidente do grupo Iguatemi Empresa de Shopping Centers.
Entre as novas operações, estão algumas marcas internacionais, depois que algumas operações de empresas estrangeiras diminuíram de tamanho no Brasil. Segundo Miranda, essa situação não atrapalhou as negociações já em cenário de crise:
– Pelo contrário, eu diria. Hoje, com o dólar alto e o real desvalorizado, ficou mais barato para investidores estrangeiros terem pontos de venda no Brasil. Podemos dizer que se tornou uma oportunidade para marcas globais.
A nova área total do Iguatemi abrigará 373 operações. Entre as atrações, estão sete restaurantes – três com área externa –, seis salas de cinema e duas praças de alimentação, com capacidade para 1,6 mil pessoas. Durante a construção, foram agregadas mais mil vagas de estacionamento. Seguindo a tendência do Iguatemi Faria Lima e do JK, em São Paulo, o empreendimento vai apertar o foco nos públicos A e B.
Além de novas lojas, a ampliação inclui escritórios butique dentro do shopping e uma torre comercial de 14 andares, que deve ficar pronta até o fim do primeiro semestre. Com a ampliação, o Iguatemi tem expectativa de receber 2 milhões de pessoas por mês, representando um aumento de 20% no fluxo. Entre as operações exclusivas na cidade, estão Zara Home, Lego, Souq e Madero Steak House.