Projetos ousados de investimento são cada vez mais raros. Mas tem empresa apostando alto: a rede de lojas Rabusch planeja aumentar em 50% o número de unidades até 2017. Presidente da empresa, Alcides Debus explica que o número é uma meta, cujo alcance vai depender de negociações com potenciais interessados em adquirir as franquias da marca, mas se diz ''confiante'' de que é o momento:
– São unidades que vão faturar até R$ 100 mil mensais, não são tão afetadas pela crise. Dependem mais do trabalho feito dentro da loja do que da economia. A operação vem crescendo acima da inflação, então se você faz um bom trabalho, consegue crescer.
Entre as cidades no foco da Rabusch estão Erechim, Rio Grande e Lajeado, no Estado, mas também Curitiba, no Paraná. Lá, segundo Debus, o objetivo é abrir três lojas, mas ''a cidade comporta muito mais''.
Na avaliação do empresário, o foco em mulheres ativas no mercado de trabalho, na iniciativa privada ou poder público, ajuda a ter melhores perspectivas:
– Focamos em uma consumidora empoderada e que tem renda.
Debus afirma que, em momentos como este, é possível fazer melhores negócios, conseguir bons pontos, porque há menor concorrência, inclusive de grandes redes internacionais:
– Esse novo equilíbrio de mercado está dando oportunidades de aproveitar a crise para buscar maior participação. Além do Sul, a Rabusch tem lojas em São Paulo e no Rio Grande do Norte.