Se boa parte da economia está parada, à espera de definições políticas, não é o que ocorre na sede regional da Vivo, em Porto Alegre. A divisão é uma das mais impactadas pela fusão da Vivo e da GVT, que caminha para sua fase final e terá lançamento da marca única no Brasil prevista para 14 de abril. Diretor da Regional Sul da Telefônica Vivo, Jackson Rodrigues, afirma que a Vivo adotou práticas de gestão da GVT, como a contratação direta das equipes de instalação, eliminando a terceirização nesse serviço. Entre esse processo e a incorporação da empresa adquirida, a Vivo passará de 17 mil para 35 mil funcionários.
– O Sul é a maior operação desse negócio e da convergência entre as empresas –lembra Rodrigues, lembrando que a direção regional inclui Santa Catarina e Paraná, berço da GVT.
A nova gestão
Movimento incomum em fusão de grandes companhias com empresas menores, quem ficou com a gestão da Vivo unificada é o dono da GVT, Amos Genish.
– Ele tem uma visão de dono, que traz eficiência, simplicidade e agilidade, com controle rigoroso de custos. A Telefônica já buscava isso, que é muito adequado para o que o setor precisa e um movimento estratégico saudável – define Rodrigues.
Em 2015, a Vivo aumentou sua receita em 4,8%, na contramão do segmento e da média da economia.
O que muda
A empresa já está oferecendo combos para os clientes com acesso à internet, celular e TV. A partir de abril, esses três serviços, conhecidos como triplepay, já serão cobrados em uma só fatura. Até o final do ano, será incorporado o serviço de telefonia fixa, origem da GVT. Os clientes já podem concentrar os serviços todos na empresa, só ainda receberão contas diferentes. Depois do quadriplay, a intenção é chegar ao quinto elemento: a conexão da casa, por meio de eletrodomésticos com internet.
Fidelidade para todos
A empresa está oferecendo descontos para quem tem uma das marcas concentrar seus serviços na empresa. Para evitar que os atuais clientes não se sintam contemplados, a empresa está oferecendo aumento gratuito nos programas de dados. Quem tem entre 2GB e 3GB vai receber 1GB, quem tem de 5GB a 15GB vai receber 2 GB adicionais.
– É engraçado, tem gente que liga perguntando 'vocês estão me dando isso, mesmo? Qual é a pegadinha?'. Não tem pegadinha, queremos preservar nossa boa relação com os clientes – conta Rodrigues.
Percepção de qualidade
Quando a fusão foi anunciada, clientes da GVT manifestaram preocupação com o fato de a empresa ser "engolida" por uma gigante, o que colocaria em risco a qualidade do serviço. Rodrigues afirma que essa inquietação chegou à gestão da empresa, que passou a adotar, no conjunto, práticas da GVT, como a contratação direta de instaladores:_ Essa união é entre duas empresas que sempre prezaram a qualidade. Vamos manter os serviços tal como era na GVT.
Ultra banda larga
Todos os esforços da Vivo estão direcionados a oferecer a máxima velocidade possível na banda larga, porque essa já é e será, cada vez mais, a demanda dos clientes. No ano passado, a empresa investiu R$ 8,5 bilhões no Brasil e, para este ano, prevê outros R$ 8,9 bilhões. Segundo Rodrigues, entre as 10 maiores empresas do setor no mundo, a Vivo no Brasil tem a maior proporção de investimento sobre receita, 20%. Na média, diz o executivo, fica entre 13% e 16%.