Foi radicalizado o processo de profissionalização de gestão e liderança da Marcopolo, de Caxias do Sul. A empresa anunciou, na manhã desta quinta-feira, a substituição de Mauro Bellini, filho de um dos maiores acionistas, Paulo Bellini, na presidência do conselho. Quem assume a cadeira é Paulo Cezar da Silva Nunes.
O novo presidente do conselho é formado em administração de empresas pela Unisinos e, desde março de 2012, atua no conselho de administração da Marcopolo como membro independente, além de participar do Comitê de Recursos Humanos e Ética. Com experiência de mais de 40 anos na indústria automobilística, Nunes exerceu cargos de liderança em empresas como Massey-Ferguson, Racine Hidráulica, Albarus SA e Dana Indústrias Ltda., da qual foi vice-presidente. Também foi, até 2012, membro do conselho do Sindipeças. Também fez curso para conselheiro de administração ministrado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Depois de oito anos atuando no conselho de administração da Marcopolo – e desde 2012 na presidência – Mauro Bellini permanecerá na companhia, acompanhando o desempenho da empresa, por intermédio da Holding Davos e do grupo de controle. Também continuará com participação ativa nos comitês executivo e de estratégia e inovação. Seguirá como presidente do conselho de administração do Banco Moneo. Em agosto de 2015, a Marcopolo havia substituído o CEO da empresa, José Rubens de la Rosa, por Francisco Gomes Neto, que até então era vice-presidente para Américas da Mann Hummel.