Após a American Airlines confirmar o fim do voo direto entre a Capital e Miami (EUA) e a Gol deixar de fazer o trajeto sem escalas entre Porto Alegre e Montevidéu, as companhias aéreas que operam rotas internacionais no Salgado Filho, questionadas pela coluna, prometem manter as linhas e as frequências atuais.
O corte de alguns voos faz parte do movimento observado desde o ano passado no país, também em rotas domésticas. Em meio à desaceleração da economia e à alta de custos, puxada pela disparada do dólar, que impacta o preço pago pelo combustível, as companhias começaram a eliminar os trechos menos rentáveis. Ao mesmo tempo, o câmbio também diminuiu o ímpeto dos brasileiros de viajarem para o Exterior.
No caso do Salgado Filho e das operações com cidades de outros países, os embarques e desembarques caíram 16,4% no ano passado em comparação com 2014, conforme dados da Infraero. No início de 2016, o cenário se manteve. O número de passageiros internacionais em Porto Alegre, tanto em chegadas quanto em partidas, teve em janeiro tombo de 22% ante igual período de 2015.
Embora reconheça que essas turbulências dificultem a vida das companhias, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado (Abav-RS), João Augusto Machado, avalia que as alterações da oferta de voos internacionais da Capital foram pontuais. Não haveria tendência de mais cortes.
- Não há previsão de mais cancelamentos. Outras operações desse tipo do Salgado Filho, apesar da queda, ainda têm boa procura, como o voo para Lima (da Avianca) e o da Copa, para a Cidade do Panamá - afirma.
Para Machado, a confirmação da Azul de que começa em maio ligação para Montevidéu, reforça essa consideração. A companhia também informou que o voo sazonal para Punta del Este, que terminou semana passada, apresentou bom resultado, e deve ser oferecido novamente no próximo verão, mesmo com a rota para a capital uruguaia.
Os outros voos internacionais são para Buenos Aires (Gol e Aerolíneas Argentinas) e Lisboa (TAP).
*Interino. A titular, Marta Sfredo, está de férias.