Desde Paris – e não em Atlanta, sede dos negócios – a Coca-Cola fez, na manhã desta terça-feira, o anúncio de sua nova campanha global, que une pela primeira vez na história da empresa todas as fórmulas do refrigerante: Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life. O diretor mundial de marketing da companhia, o espanhol Marcos de Quinto, anunciou o novo slogan, ''Taste the feeling'', que no Brasil acabou ficando ''Sinta o sabor''. Perdeu um pouco do charme, não? É o novo slogan em seis anos, já que desde 2009 a marca mantinha a assinatura ''Abra a felicidade''.
A intenção da Coca, no momento em que a empresa perde mercado para bebidas consideradas mais saudáveis, como chás e sucos, é ''estender o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas número 1 do mundo''.
No comunicado, a Coca expressa a preocupação com a mudança no perfil de consumo ao afirmar que a campanha ''reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a Coca-Cola que melhor se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta (...)".
A mudança de mercado provocada por novos hábitos vem se traduzindo em vários negócios, especialmente na compra de marcas de produtoras de sucos e chás. No Brasil, a última movimentação importante foi a compra da Verde Campo, no ano passado, que marcou a estreia da empresa no segmento de lácteos. Antes, em 2007, a Coca havia comprado a tradicional Matte Leão, o que provocou um rearranjo no mercado de chás gelados, até então pouco competitivo no país.
Com ajuda da Wikipedia, a coluna listou os slogans mais marcantes da bebida. Confira seu favorito:
- 1886 - Drink Coca-Cola
- 1904 - Delicious and refreshing
- 1905 - Coca-Cola revives and sustains
- 1906 - The great national temperance beverage
- 1908 - Good til the last drop
- 1917 - Three million a day
- 1922 - Thirst knows no season
- 1923 - Enjoy life
- 1924 - Refresh yourself
- 1925 - Six million a day
- 1926 - It had to be good to get where it is
- 1927 - Pure as sunlight
- 1927 - Around the corner from anywhere
- 1928 - Coca-Cola ... pure drink of natural flavors
- 1929 - The pause that refreshes. (A pausa que refresca)
- 1932 - Ice-cold sunshine
- 1937 - America's favorite moment
- 1938 - The best friend thirst ever had
- 1938 - Thirst asks nothing more
- 1939 - Coca-Cola goes along
- 1939 - Coca-Cola has the taste thirst goes for
- 1939 - Whoever you are, whatever you do, wherever you may be, when you think of refreshment, think of ice cold Coca-Cola
- 1941 - Coca-Cola is Coke!
- 1942 - The only thing like Coca-Cola is Coca-Cola itself
- 1944 - How about a Coke?
- 1945 - Coke means Coca-Cola
- 1945 - Passport to refreshment
- 1947 - Coke knows no season
- 1948 - Where there's Coke there's hospitality
- 1949 - Coca-Cola ... along the highway to anywhere
- 1952 - What you want is a Coke
- 1954 - For people on the go
- 1956 - Coca-Cola ... makes good things taste better
- 1957 - The sign of good taste
- 1958 - The Cold, Crisp Taste of Coke
- 1959 - Be really refreshed
- 1963 - Things go better with Coke. (Tudo vai melhor com Coca-Cola)
- 1969 - It's the real thing. (Isso é que é!)
- 1976 - Coke adds life. (Coca-Cola dá mais vida)
- 1979 - Have a Coke and a smile (Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida)
- 1981 - Coke is it! (Coca-Cola é isso aí)
- 1987 - You Can't Beat the Feeling (Emoção pra valer)
- 1993 - Always Coca-Cola (Sempre Coca-Cola)
- 1999 - Enjoy (Curta)
- 2001 - Life tastes good (Gostoso é viver)
- 2003 - Real. (Essa é a real)
- 2005 - Make It Real. (Viva o que é bom)
- 2006 - The Coke Side of Life (O lado Coca-Cola da vida)
- 2009 - Open Happiness (Abra a felicidade)
- 2016 - Taste the Feeling (Sinta o sabor)