O orçamento mais apertado tem levado consumidores a recorrer mais aos programas de fidelidade neste ano para comprar produtos e serviços. Como reflexo desse comportamento, a Associação Brasileira das Empresas de Fidelização (ABEMF) registrou aumento de 22% no número de cadastros nessas modalidades no terceiro trimestre em relação ao ano passado. Isso fez disparar o faturamento das empresas do segmento, que cresceu 25% no mesmo período, para R$ 1,29 bilhão.
As informações do balanço – o primeiro do setor, segundo a entidade –, são referentes às cinco das maiores companhias associadas à ABEMF (Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints e Smiles).
Os resgates de pontos para trocas por produtos e serviços cresceram cerca de 14% no período.
– Principalmente em momentos de retração econômica, os pontos podem ajudar o consumidor em diferentes resgates, desde uma passagem aérea até itens do cotidiano, como produtos de supermercado, ingressos para cinema, combustível e até o pagamento de contas – avalia o presidente da associação, Roberto Medeiros.