A dica não foi da empresa, mas de uma leitora da coluna que é fã do refrigerante: marca lançada nos anos 1980, quando ainda menos brasileiros tinham facilidade para o inglês, o Mountain Dew vai voltar ao Brasil, e um dos Estados em que vai tentar outra vez o mercado nacional é o Rio Grande do Sul.
Há cerca de três décadas, a experiência foi meio amarga. Mesmo apresentado por um comercial que explicava o que era e como se pronunciava o nome, equivalente em português a "Orvalho da Montanha", a bebida não emplacou. Agora, a distribuição da PepsiCo vai começar pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
A marca foi criada em 1948 nos Estados Unidos e é vendida em mais de 40 países. Hoje, tenta atrair consumidores com o apelo de seguir as paixões e transformar a vida em algo mais emocionante", com o mote Do the Dew, adaptado por aqui como "Fora do comum". Busca associação com esportes de ação, como skateboarding, snowboarding, ciclismo BMX e motocross. Como neve não é exatamente um cenário muito frequente no Brasil, o foco por aqui deve ser no skate.