Já faz alguns meses, começaram a pipocar, nas milhares de comunicações que nos chegam diariamente vindas de vocês, leitores, mensagens como "Não aguento mais a Lava-Jato", "Por que dão tanto espaço para isso?", "Lava-Jato na manchete de novo?". Nesta semana, às vésperas do julgamento do Lula, esse tipo de manifestação se intensificou.
Você pode ser a favor do Lula. Você pode ser contra o Lula. Você pode não estar nem aí para o Lula. Mas tente se transportar para o futuro, não tão distante, de janeiro de 2019, no dia da posse do novo presidente da República, olhando para esta semana de 2018. Agora tente se transportar para o passado, no dia em que o Lula colocou a faixa presidencial pela primeira vez. Daria para imaginar o que estamos vivendo, a Lava-Jato, o Moro, o combate à corrupção, a eleição da Dilma, seu impeachment, um governo Temer? Difícil, não?
Na quarta-feira, dia 24, ocorrerá no TRF4, aqui em Porto Alegre, o principal julgamento até agora da Lava-Jato. Esse julgamento, aqui perto de cada leitor do Rio Grande do Sul, é chave para as eleições de 2018. O Brasil todo vai parar na expectativa do resultado, torcendo para um dos lados. A absurda polarização das redes sociais deve chegar a seu ápice. Manifestações em Porto Alegre e no país (especialmente em São Paulo) devem impactar o dia a dia de todos.
É um lugar-comum irresistível: estamos com a História se desenrolando na frente dos nossos olhos, e, no dia 24, quase no nosso quintal.
Aqui em Zero Hora, não torcemos para nenhum dos lados. Torcemos pela melhor decisão da Justiça, pelas instituições democráticas e pelo direito de manifestação pacífica. E prometemos a você, leitor, uma cobertura completa sobre o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, minuto a minuto, com análise de especialistas, opinião de nossos colunistas e explicações das consequências de cada fato. Acompanhe.