O 12 de junho é conhecido como o "Dia dos Namorados", mas também é a data na qual o Inter iniciou um relacionamento sério com Enner Valencia. Em 2023, há exatamente um ano, o clube anunciava o acerto com o atacante da seleção do Equador.
Aos 34 anos, Valencia viveu mais altos do que baixos nesses 365 dias como jogador do Inter. Os números são bons. O camisa 13 tem uma participação em gol a cada 122 minutos em campo. No total, balançou as redes 19 vezes e deu cinco assistências em 42 jogos disputados.
As "vítimas" de Valencia, nesse período no Inter, foram: Bolívar (3), Santos (2), Nova Iguaçu (2), Grêmio, River Plate, Botafogo, Cuiabá, Bragantino, América-MG, Coritiba, Vasco, São Luiz, Novo Hamburgo, Brasil de Pelotas e Santa Cruz.
No entanto, algo que demorará a ser esquecido na trajetória de Valencia no Inter é a eliminação na semifinal da Libertadores, em 2023, para o Fluminense. Os gols perdidos no Beira-Rio custaram a classificação colorada à final da competição.
Convocado para a Copa América, Valencia deve voltar a jogar pelo Inter somente em julho. Isto contando que a seleção equatoriana não avance às quartas de final do torneio. O grupo tem México, Venezuela e Jamaica.
Números de Enner Valencia pelo Inter:
- 42 jogos
- 19 gols
- 5 assistências
- 2.941 minutos em campo
- Contrato até 30/06/2026