Empate frustrante contra o Guaireña-PAR pela Sul-Americana e demissão de Alexander Medina; vitória contra o Fortaleza na despedida de D'Alessandro sob comando de um interino; anúncio de Mano Menezes como novo treinador do Inter; e estreia contra o Fluminense no Maracanã. Em apenas nove dias, tudo isto aconteceu na vida colorada em 2022. E uma destas lembranças será revivida no próximo domingo (9).
Mano vai reencontrar o local e o adversário que marcaram o início de sua trajetória como técnico do Inter. O confronto contra o Fluminense, válido pela 14ª rodada do Brasileirão, abre a possibilidade de o time voltar ao G-6, superando justamente os cariocas, que têm a mesma pontuação, mas levam vantagem nos critérios.
E o primeiro episódio da Era Mano foi com vitória sobre o Fluminense, no Maracanã, por 1 a 0, com gol de Alemão. A partida também marcou estreia do atacante Wanderson. O treinador do oponente era Abel Braga, que deixaria o cargo cinco dias depois. E, por falar em técnico, Tite, então comandante da Seleção Brasileira, estava no estádio para acompanhar a partida.
Desde então, Mano Menezes comandou o Inter em 80 jogos. Na verdade, ele esteve ausente em quatro partidas por suspensão, porém aqui na coluna será considerado o ciclo do treinador à frente do Colorado. São 40 vitórias, 28 empates e 12 derrotas no período de 444 dias a partir do seu anúncio.
O alto aproveitamento de 62% e as poucas derrotas são estatísticas não correspondidas pela simpatia da torcida colorada. Afinal, os títulos ainda não vieram. Pior: ocorreram eliminações dolorosas para Melgar, na Sul-Americana, Caxias, no Gauchão, e América-MG, na Copa do Brasil.
Vem aí uma etapa de oitavas de final da Libertadores contra o River Plate. Enner Valencia é o reforço que qualquer técnico gostaria de contar em seu grupo atualmente. Talvez essa história de Mano Menezes com o Inter possa ser finalmente paramentada com uma taça até o fim do ano, quando acaba seu contrato no Beira-Rio.
Números de Mano Menezes no Inter
- 444 dias de trabalho
- 80 jogos
- 40 vitórias
- 28 empates
- 12 derrotas
- 122 gols marcados
- 69 gols sofridos
- 61,6% de aproveitamento
- Contrato até dezembro de 2023