A temporada de 2021 do Brasil chama a atenção, mais uma vez, pelas boas campanhas dos poderosos Flamengo, liderado por Gabigol, e Palmeiras, conduzido por Rony. Além deles, o São Paulo, do técnico argentino Hernán Crespo, é outra sensação, além do milionário (e endividado) Atlético-MG, com Hulk e companhia. Mas todos estes times estão abaixo do Grêmio em um aspecto bem importante no futebol: bola na rede.
O Grêmio é dono do melhor ataque do futebol brasileiro, em levantamento que conta com todos os 20 clubes da Série A do Brasileirão. São 54 gols marcados até agora, nos 22 jogos disputados, entre Gauchão, Libertadores e Sul-Americana. A média é de reluzentes 2,5 gols por jogo.
O número é bastante relevante se for feita uma comparação com o próprio Grêmio da temporada passada. Em 74 jogos realizados em 2020, que invadiu o atual ano, foram 101 gols feitos pelo ainda time de Renato Portaluppi. Ou seja, o atual Tricolor já tem mais do que a metade deste total, estando ainda na segunda quinzena do mês de maio.
No ranking, o Bahia aparece logo atrás do Grêmio. O time baiano, campeão da Copa do Nordeste recentemente, marcou 51 gols. Depois, aparecem Flamengo (45 gols), São Paulo (42) e Inter (40), completando o top 5.
O goleador do Grêmio na temporada é também um dos maiores artilheiros do país: Diego Souza. O centroavante, que deixou sua marca no Gre-Nal 431, já balançou as redes 13 vezes em 14 partidas. Ferreira, que também faz uma temporada brilhante, soma 10 gols e é o vice-artilheiro do time.
Melhores ataques do Brasil (clubes da Série A)
- Grêmio - 54 gols
- Bahia - 51 gols
- Flamengo - 45 gols
- São Paulo - 42 gols
- Inter - 40 gols
- Atlético-MG e Palmeiras - 37 gols
- Atlético-GO - 35 gols
- Ceará - 34 gols
- Chapecoense - 32 gols
- Fluminense - 31 gols
- Cuiabá - 30 gols
- Corinthians - 28 gols
- Fortaleza - 27 gols
- Sport Recife e Santos - 26 gols
- Bragantino - 25 gols
- América-MG - 24 gols
- Juventude - 20 gols
- Athletico-PR - 16 gols