Para fazer o dever de casa, encerrar a sequência sem vitórias e administrar sua situação dentro da zona de classificação direta à próxima Libertadores, o Grêmio precisa bater o Santos, na Arena, nessa quarta-feira (3). Para dar uma "facilitada" na missão de Renato Portaluppi e seus jogadores, o Peixe não contará com duas peças expoentes do time de Cuca na atual temporada: Marinho e Soteldo.
Ambos os atacantes foram vetados pelo departamento médico do Santos em função da desgastante final da Libertadores contra o Palmeiras no último sábado (31). As baixas são bastante sentidas se forem observados os números do time com eles em campo. A começar pela campanha do Peixe sem a dupla, que chega a ser pior do que a do lanterna Botafogo.
Sem Marinho e Soteldo, o Santos entrou em campo seis vezes nesse Brasileirão. Foram quatro derrotas, um empate e apenas uma vitória, o que representa apenas 22% de aproveitamento. Isto significa que o Grêmio não vai ter problemas na Arena?
Não necessariamente, tanto é que os reservas de Cuca bateram o então líder São Paulo em pleno Morumbi no início de 2021. No entanto, é bem melhor para os gremistas não encararem estes jogadores que vivem ótimo momento.
Vale destacar que essa temporada é a mais goleadora de Marinho na carreira. No Brasileirão, ele é um dos artilheiros ao lado de Thiago Galhardo, do Inter, e Claudinho, do Bragantino, todos com 16 gols. Além disso, soma seis assistências. Contando todas as competições, o ex-jogador do Grêmio balançou as redes 23 vezes.
O venezuelano Soteldo tem quatro gols na competição, bem menos do que Marinho. No entanto, trata-se de um jogador insinuante, que tem no drible e na velocidade as suas principais características. Não dá para negar que muito do sucesso do Santos na Libertadores se deveu à dupla. E agora o clube tem uma única meta até o dia 25 de fevereiro: garantir vaga na próxima edição do torneio sul-americano.
Jogos do Santos em a dupla no Brasileirão
- Fortaleza 2x0 Santos
- São Paulo 0x1 Santos
- Atlético-MG 2x0 Santos
- Flamengo 4x1 Santos
- Santos 0x1 Atlético-GO
- Corinthians 1x1 Santos
- 4 pontos em 6 partidas (22% de aproveitamento)