A saída de Caio Henrique do Grêmio, que retornou antecipadamente ao Atlético de Madrid, da Espanha, parece deixar, uma vez mais, o caminho livre para Bruno Cortez. Afinal, o titular da posição nos últimos anos parecia perder o lugar em 2020. Além disso, existe o cenário atual, marcado pela pandemia do novo coronavírus que afeta a economia mundial fortemente. A sequência de Cortez no clube faz lembrar de Roger Machado.
Roger foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do Grêmio. Com mais de 500 jogos, ele conquistou 11 títulos pelo clube, de 1994 a 2003. A longa sequência no Tricolor jamais chegou perto de ser alcançar por outro lateral-esquerdo. Nomes como os de Lúcio, Fábio Santos, Anderson Pico, Alex Telles e Marcelo Oliveira tiveram continuação na equipe, mas não duraram dois anos. Roger, no entanto, nunca foi um primor de qualidade técnica na lateral.
Bruno Cortez chegou em 2017 ao Grêmio e logo assumiu a posição. Foi campeão da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e do Gauchão (este em duas oportunidades) como titular, além de enfrentar o Real Madrid, da Espanha, na decisão do Mundial de Clubes. Ele tem contrato até o fim de 2021, o que representaria cinco anos seguidos no Tricolor, algo bastante raro conforme visto.
Os poucos gols marcados por Cortez (apenas dois) também remetem a Roger, que nunca teve este faro em campo: balançou as redes apenas sete vezes. Aliás, ele teve concorrências, neste período, de Gilberto e Rubens Cardoso, por exemplo, mas sempre soube ser polivalente para atuar até como zagueiro e permanecer na equipe sendo usado.
O Grêmio não tem pressa para anunciar um lateral-esquerdo para suprir a saída de Caio Henrique. Também faltam recursos financeiros para isso em um momento tão complicado financeiramente para os clubes de futebol. A tendência é que o torcedor gremista assista a mais partidas com a presença de Cortez no time titular. Um jogador que incrivelmente pode sublinhar mais nitidamente seu nome na história.
Números de Bruno Cortez no Grêmio
- 153 jogos
- 2 gols
- 8 assistências
- 5 títulos