O dia 27 de abril tem um episódio curioso e marcante para a Seleção Brasileira. Na temporada de 2005, há exatos 15 anos, um ídolo se despedia da camisa verde e amarela: Romário. O jogo contra a Guatemala também marcou a estreia de jogadores que dificilmente tinham espaço na equipe, dentre eles, Fernandão, atleta do Inter.
Para este amistoso, o então técnico Carlos Alberto Parreira só podia contar com jogadores que atuavam no Brasil, uma vez que não era data-Fifa. Foi a chance para vários atletas vestirem a camisa da Seleção Brasileira. Fernandão foi um deles. Não havia completado um ano de Inter, mas já começava a marcar seu nome na história colorada. Esta foi a única convocação do ex-centroavante.
Na vitória por 3 a 0, Fernandão atuou 45 minutos, entrando no segundo tempo, no lugar de Carlos Alberto. Os gols da partida foram marcados por Anderson, Grafite e o próprio Romário.
Romário é o quarto maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Foram 55 gols em 70 jogos (incrível média de 0,78 gol por partida). Isso levando em conta o critério da Fifa para a elaboração das estatísticas no futebol. O "Baixinho", como era conhecido, liderou o time no tetra da Copa do Mundo em 1994. Foi campeão também da Copa das Confederações de 1997 e duas vezes da Copa América (1989 e 1997). Além disso, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.
Ficha de Brasil 3x0 Guatemala
- Data: 27 de abril de 2005.
- Local: Pacaembu, em São Paulo.
- Gols: Romário, Grafite e Anderson.
- Público: 36.235 torcedores.
BRASIL: Marcos (Rogério Ceni); Cicinho (Gabriel), Ânderson, Fabiano Eller (Gláuber) e Léo; Mineiro, Magrão (Marcinho), Ricardinho e Carlos Alberto; Romário (Grafite) e Robinho (Fred) Técnico: Carlos Alberto Parreira.