Renato Portaluppi está próximo de completar três anos seguidos como técnico do Grêmio. Trata-se do treinador mais longevo do futebol brasileiro atualmente. Sua trajetória na casamata do Tricolor tem como brilho justamente esta terceira passagem pelo clube, com a conquista de seis títulos. Mas o primeiro capítulo desta história foi contado há quase 10 anos e o Goiás, adversário deste domingo (14), tem participação direta.
A estreia de Renato Portaluppi como treinador do Grêmio se deu justamente em um jogo contra o Goiás, pela Copa Sul-Americana, no antigo estádio Olímpico em 2010. O time, antes treinado por Silas, foi eliminado da competição com uma derrota por 2 a 0, o que acabou estragando a festa da torcida para a chegada do ídolo.
Mesmo assim, o Grêmio de Renato reagiu fortemente no Brasileirão daquele ano. Fez um segundo turno praticamente perfeito e acabou conquistando uma vaga para a Libertadores de 2011. Nesta primeira passagem (de agosto de 2010 a junho de 2011), foram 65 jogos, com 33 vitórias, 16 empates e 16 derrotas, o que resulta em 59% de aproveitamento.
No total, Renato soma 313 jogos pelo Grêmio em três passagens. Foram 159 vitórias, 85 empates e 69 derrotas. Aproveitamento geral de 60%. É o quinto treinador que mais comandou o clube na história, atrás de Oswaldo Rolla, Felipão, Telêmaco e Carlos Froner.
Ficha da partida - Grêmio 0x2 Goiás
- Data: 12 de agosto de 2010.
- Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
- Gols: Amaral e Everton Santos (G).
- Público: 14.260 pagantes.
Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Rafael Marques, Neuton e Fábio Santos; Ferdinando, Willian Magrão, Maylson (Hugo), Souza (Roberson) e Douglas (André Lima); Jonas. Técnico: Renato Portaluppi.
Goiás: Harlei; Wandel Santos, Rafael Tolói, Ernando e Júnior (Marcão); Jonílson, Amaral, Wellington Monteiro e Bernardo (Rithely); Everton Santos e Rafael Moura. Técnico: Emerson Leão.