A história do Grêmio na Libertadores é vasta. Já são 19 participações e três títulos conquistados na competição. Talvez por isso, em mata-matas, foram pouquíssimas as vezes que o time largou com derrota em casa, como foi contra o Palmeiras nesta terça-feira (20). O fato é que, quando isso ocorreu, jamais houve reversão.
Desde 1982, quando o Grêmio estreou na Libertadores, foram três situações em que o Tricolor perdeu o primeiro jogo em casa. A primeira delas foi na final da competição em 1984. Após ser derrotado por 1 a 0 pelo Independiente no Olímpico, o empate sem gols na Argentina confirmou o título para o adversário.
O cenário se repetiu muito tempo depois, em 2011. O Grêmio, curiosamente também comandado por Renato Portaluppi, saiu atrás no mata-mata de oitavas de final com a Universidad Católica, do Chile. Derrota no Olímpico por 2 a 1. O novo revés em Santiago, desta vez por 1 a 0, confirmou a eliminação gremista.
Já em 2016, pelas oitavas de final, o Grêmio do técnico Roger Machado perdeu para o Rosario Central na Arena por 1 a 0. Na volta, foi goleado na Argentina por 3 a 0 e deu adeus ao torneio.