A fase de grupos da Copa América está próxima do fim e os cruzamentos das quartas de final começam a ser projetados. Um deles, considerado muito improvável no início da competição, teve suas chances aumentadas com o decorrer das rodadas e trata-se simplesmente de Brasil x Argentina. De quebra, o clássico sul-americano poderia ocorrer justamente em Porto Alegre.
As combinações para este jogo ser confirmado já no primeiro mata-mata da Copa América não são simples, mas estão longe de ser improváveis. Tudo depende de certas tendências nas partidas que restam para fechar a fase classificatória do torneio.
É importante lembrar que são três grupos na Copa América, sendo que cada um tem quatro seleções. Avançam às quartas de final os dois primeiros de cada chave e mais os dois melhores terceiros colocados gerais.
A primeira combinação para haver Brasil x Argentina seria a seguinte: a Seleção Brasileira necessariamente acabar em primeiro no Grupo A. Para isso, basta vencer o Peru no sábado (22), na Arena Corinthians, ou até empatar, desde que a Venezuela não goleie a Bolívia por quatro ou mais gols de diferença.
Ainda nessa combinação, a Argentina precisa terminar em terceiro no Grupo B. Para isso, os argentinos teriam que vencer o Catar, na Arena, no domingo (23), e o Paraguai sair vencedor diante de uma desinteressada Colômbia, que já está classificada e garantida como líder. Além disso, o Grupo C não poderia ter um terceiro colocado classificado, o que é uma tendência, uma vez que Uruguai e Chile estão sobrando na chave.
Caso aconteçam essas combinações, o confronto entre Brasil (líder do Grupo A) e Argentina (terceiro lugar do Grupo C) pelas quartas de final da Copa América seria uma certeza. E o jogo seria realizado no próximo dia 27 de junho, na Arena do Grêmio, 21h30.
A outra combinação, porém com menor tendência, seria Brasil e Argentina terminarem como vice-líderes de seus grupos. Conforme regulamento, este confronto das quartas de final ocorreria no Maracanã no dia 28 de junho, às 16h. Para isso, os brasileiros não poderiam vencer o Peru, sendo ultrapassados assim pelos próprios peruanos ou pela Venezuela. Aos argentinos, bastaria uma vitória sobre o Catar e um empate ou derrota do Paraguai diante da Colômbia.
Resumo:
Brasil x Argentina, na Arena do Grêmio
- Brasil em primeiro no Grupo A
- Argentina em terceiro no Grupo B
- Não haver terceiro classificado no Grupo C
Brasil x Argentina, no Maracanã
- Brasil em segundo no Grupo A
- Argentina em segundo no Grupo B