Com a vaga encaminhada para a próxima fase da Copa Libertadores da América, o Grêmio agora busca a confirmação matemática desta classificação no seu grupo e também a liderança da chave, a fim de obter vantagens para as etapas seguintes. Ambas podem chegar na Venezuela nesta terça-feira.
O Grêmio, primeiro colocado com oito pontos, vai enfrentar o Monagas, às 21h30 (horário do Brasil), na cidade de Maturín, na Venezuela. Uma vitória simples contra o pior time da chave garante matematicamente a passagem do Tricolor às oitavas de final. A garantia da liderança pode ser verificada também caso o Cerro Porteño, segundo colocado, não vença o Defensor em Montevidéu também nesta terça, às 19h15 (do Brasil).
A classificação do Grêmio também pode acontecer com um empate na Venezuela. Para isso, o Defensor não poderá ter vencido o Cerro Porteño mais cedo. Empate ou vitória dos paraguaios favoreceriam o Tricolor neste cenário para carimbar sua passagem à próxima fase.
Caso perca para o Monagas, o Grêmio não terá como obter matematicamente sua vaga. A melhor hipótese neste caso seria um empate entre Defensor e Cerro Porteño, o que lhe renderia uma classificação virtual.
Como o Grêmio se classifica na Venezuela:
• Vencer por qualquer resultado
• Com empate, torce por vitória do Cerro ou por empate contra o Defensor
• Com derrota, só pode ficar classificado virtualmente
Situação do Grupo 1 da Libertadores:
1) Grêmio - 8 pontos
2) Cerro Porteño - 7 pontos
3) Defensor - 4 pontos
4) Monagas - 3 pontos