Nesta semana fui até a sociedade espírita Bezerra de Menezes, em Porto Alegre, e esse foi o tema de uma conversa que tive com uma das voluntárias da casa. Refleti muito e decidi compartilhar alguns desses pensamentos aqui com vocês.
Para estar na frente das câmeras é obrigatório estar bem. É uma atividade de ultra exposição que exige autoconhecimento. Tudo é ao vivo e é importante ser verdadeiro. Por isso tenho o maior cuidado em estar sempre feliz ao chegar para apresentar o jornal.
Nas últimas semanas, assim como qualquer pessoa de 30 e poucos anos, fiquei em dúvida sobre alguns aspectos da vida e passei a enfrentar alguns problemas de frente. Foi aí que procurei o centro espírita.
Não sou um frequentador assíduo, nem um estudioso da doutrina. Mas sei aonde ir quando sinto essa inquietação. Foi nesse acolhimento fraterno que conversamos sobre a tal “reforma íntima”, que nada mais é que um momento da vida em que decidimos deixar de ignorar alguns hábitos e sinais para buscar aperfeiçoar comportamentos e melhorar atitudes. É quase como “amadurecer”.
Passei então a tentar compreender de onde vêm alguns pensamentos que rodeiam minha mente e invadem minha tranquilidade. Isso é bom demais! Por isso quero incentivar você a também fazer esse caminho de autoanálise: pense nas coisas que gostaria de mudar na vida, identifique os pontos em que pode melhorar, pare de justificar seus atos com base em ações do outro e deixe de empurrar com a barriga ações que precisam ser executadas agora.
É incrível perceber os nossos próprios erros.
O processo de aprendizado moral é a base para que a gente cresça enquanto ser humano, cidadão, filho, irmão, namorado.
Nunca devemos parar de querer ser melhores do que somos. Isso não acontece porque somos ruins ou estamos falhando, mas pelo desejo de ser mais tolerante.
Ouvi algo que me fez pensar muito: “Você é que está no controle”. Sim, somos nós que controlamos nossas próprias vidas. Não há influência externa capaz de decidir por nós. Vibrar na frequência do amor, da caridade e da compreensão só atrai coisas boas pra vida. Desejar o bem pra si mesmo é poderoso e transformador.