Dias de sol, temperatura subindo. É o verão chegando em Porto Alegre. Essa semana já mostrou que esse verão será daqueeeeeeles!!!!!! Haja ar-condicionado, água gelada, ventilador pra refrescar.
Os últimos dias de outubro tiveram termômetros acima dos 30 graus – tá certo que tinha um ventinho e na sombra até que estava agradável –, mas a partir de agora a tendência do clima é de dias cada vez mais escaldantes.
Climatologicamente falando, teremos um verão bem configurado (é o que dizem os meteorologistas que prestam assessoria pra gente aqui na TV). Mas estou aqui pra falar sobre a nossa capital durante o verão. Eu acho que Porto Alegre tem cara de inverno.
Explico: como é bacana sentir aquele vento frio no rosto, procurando um café num domingo à tarde! No meio do ano os parques ficam cheios em dias de sol. Os porto-alegrenses amam lagartear. Mas pegar sol no inverno é bem diferente de ficar atirado no sol forte do verão.
A nossa cidade tem muitas árvores, mas pouca sombra. A Orla (que eu amo) é quase desértica. Sol a pino é uma tristeza. A pressão vai no pé, fica aquela sensação de moleza. Que preguiça de sair na rua! Nos ônibus, poucos com ar-condicionado que efetivamente funciona. É um sufoco.
Mesmo assim, todo mundo sabe que sou apaixonado pelo verão. Eu gosto da estação. É nesses meses mais quentes que eu faço aniversário (9 de janeiro), que a gente vai pra praia quando dá (embora eu não tenha nenhum parente com casa no Litoral), que as crianças estão em casa e os almoços de domingo ficam mais divertidos. Sair à noite também é mais agradável. Eu amo o verão. O que, definitivamente, não quer dizer que eu ame Porto Alegre no verão.
Lembro que, quando vim morar na Capital, em 2018, era bem nessa época do ano. Logo que cheguei percebi que ser repórter de rua aqui na cidade seria complicado. Eu aparecia na TV todos os dias extremamente suado, acabado, destruído. Todos os dias quentes eu agradeço por ter me tornado apresentador.
Eu acho que Porto Alegre fica mais triste no verão. Por aqui, nos finais de semana a partir de agora até março, muita gente viaja e é difícil reunir uma turma de amigos. Também vejo as pessoas mais irritadas na rua. Talvez seja só uma percepção minha. E tomara que eu mude de ideia.
Queria muito continuar amando o verão. E desejo, de verdade, amar o verão em Porto Alegre também. Dicas? Me escreva um e-mail. Vou amar.