Como é bom não ser filho único. A condição de ter um irmão é uma grande dádiva. É a sorte de ter ao lado, durante toda a vida, alguém que te ame incondicionalmente e que está contigo nas horas mais importantes. É um amor diferente de pai e mãe. Amor de irmão é mais passional. Ninguém te defende mais do que um irmão.
Irmão é confidente. É amigo de todas as horas. É briga seguida de abraço. É lembrança misturada com certeza de futuro. É aquela relação serena, sem risco. Um irmão será sempre uma saída.
Nem todos os humanos têm essa sorte. É aí que a vida se encarrega de transformar um amigo em irmão. Mas a fraternidade tem códigos de conduta: é preciso ser fiel, leal e jogar junto. Só que irmãos brigam... E muito. (Mas quem inventar de brigar com seu irmão... Ah... Vai conhecer sua fúria.)
Um irmão te conhece profundamente. Sabe todos os teus medos, as tuas histórias mais antigas. Compartilha segredos, confidências. Irmãos nos conectam com nosso passado pelo simples fato de serem as pessoas que conhecemos há mais tempo nesse mundo.
E é com essa pessoa que você compartilha o amor dos seus pais. Mais do que amor, irmãos aprendem a compartilhar tudo. É com um irmão que dividimos as roupas, os presentes, as alegrias, as tristezas. E é nessa rotina de crescimento compartilhado que está o instinto de cuidado, carinho, afeto.
São os irmãos que vão estar ao seu lado no dia mais triste da vida de um adulto: a morte de um pai ou de uma mãe. Invariavelmente essa conexão sofre a maior de todas as provações nesse período. Quando a conexão de um irmão vai embora, isso é materializado pela partilha dos bens, que em alguns casos destrói tudo isso que foi construído ao longo da vida. Que azar dessas pessoas que não saberão lidar com isso.
Conviver com um irmão é mais do que tratá-lo bem. É compreender que esse ser humano pode ficar longe, ter a família dele, mas que ainda assim vai continuar conectado contigo. Irmão é irmão porque você não precisa falar com ele a toda hora. Não é necessário dar satisfação pra irmão, nem inventar desculpa pra nada.
Irmão encara a verdade de quem nós somos e nos ama assim. Quem tem um irmão tem tudo. Cuide bem dos seus – na hora de um grande aperto na vida, é pra ele que você vai ligar.