Maior ídolo e um dos técnicos mais importantes da história do clube, Renato faz em 2024 um dos piores trabalhos entre todos os treinadores do Campeonato Brasileiro. Não há time, organização ou estratégia. Não há nada no emaranhado Grêmio deste ano e por isso o planejamento para 2025 precisa ser pensado com uma nova comissão técnica.
Os 100 gols sofridos em duas edições de Brasileirão já atestam os problemas de um time que se defende mal e que o treinador não conseguiu corrigir. O ano está prestes a terminar e o Grêmio sequer tem um time titular definido. Aliás, por qual razão mesmo Monsalve não é titular? Poucas coisas tem resposta no Grêmio.
Na média, Renato escala mal e mexe mal. Quando é visitante, exagera na postura defensiva. Quanto joga em casa decepciona o torcedor, vide Atlético MG, Criciúma e Juventude. Não é à toa o time tenha sofrido 16 derrotas até agora e que o aproveitamento seja de míseros 39%.
Nada justifica a permanência de Renato para o ano que vem. Nem mesmo o Gauchão que pode ser histórico para o Grêmio em caso de título. É momento de rompimento, de fazer diferente e melhor.