Fernando Gabeira é centrado. Muro é uma coisa, centro é outra. E é nessa posição, no meio do fogo que vem dos lados, principalmente dos extremos, que Gabeira conversou com a gente.
Muito mais que a definição do que são esquerda e direita, ele aponta soluções com serenidade, sempre com pés bem fincados na vida real. O que a esquerda tem de ruim e de bom? E a direita? Quais são os erros do passado? O que se aprendeu com eles? As redes sociais contribuem ou obstruem? E a ditadura?
– O importante é ser mais pragmático. Se as ideias boas da esquerda forem as melhores para aquelas circunstâncias, elas serão aplicadas. Se forem as da direita, serão aplicadas também – afirma o ex-deputado federal pelo PV e PT.
Enfim, Gabeira deu respostas serenas para assuntos espinhosos e buscou a aproximação com ambos lados, com o que se pode fazer – excluindo as "retropias" (volta a um passado idealizado) e as utopias:
– Bolsonaro quer voltar para um passado que ele considera fantástico, como a esquerda queria ir para um futuro que ela fantasiava.
Temos aqui um papo sereno e centrado. Literalmente. Apontando o futuro com pés no chão. Algo muito raro nos dias atuais. Ouça. Tem coisas legais aqui.
Potter Entrevista é uma série de podcasts que promete ouvir pessoas que pensam diferente, completamente diferente. Cada temporada terá um assunto. A ideia do podcast é perguntas curtas, respostas complexas, grandes e, talvez, grandiosas.