Paulo Germano voltou. Para responder a pergunta mais complicada: que diabos, afinal, são esquerda e direita. E, para variar, o jornalista, colunista e cronista vai muito bem, com tranquilidade nos 44 minutos. Você pode discutir até o fim dos dias sobre o que são esquerda e direita, mas sem calmaria não se chega a lugar algum.
PG abre o espectro de respostas. São longas, didáticas e sempre com links à realidade. Com exemplos da vida real, com a histeria que cerca o assunto. Como é bom uma pessoa que consegue enxergar, sem paixão, um assunto que, de alguma forma, acaba afetando o preço do pão para cada habitante.
– As redes sociais estão dando muita voz a todo tipo de pessoa. O que é legal por um lado e que não é legal por outro lado porque a gente tem sido mergulhado num lodo de violência e agressividade – explica PG.
Com o conceito de "o analfabetismo ideológico", talvez o cerne de toda discussão nacional, PG coloca todas as cartas na mesa, fala dos conceitos de conservadorismo, progressismo, reacionarismo e bolhas que se alimentam dentro delas mesmas.
– O analfabetismo funcional é a incapacidade de interpretar um texto, inclusive, simples. Esse é o analfabetismo funcional. O analfabetismo ideológico não se trata de burrice nem de inépcia da pessoa, mas da incapacidade de ler qualquer coisa que não seja espelho das próprias convicções.
Enfim e resumindo: é sempre muito bom ouvir o Paulo Germano. Ouça-o. Para depois, concordar. Ou discordar.
Potter Entrevista é uma série de podcasts que promete ouvir pessoas que pensam diferente, completamente diferente. Cada temporada terá um assunto. A ideia do podcast é perguntas curtas, respostas complexas, grandes e, talvez, grandiosas.