Porto Alegre esta mais sombria desde sexta-feira 13. Isso porque está em cartaz no Cinema Santander uma mostra com filmes do cineasta americano Tim Burton. O diretor ficou conhecido por criações extravagantes, personagens peculiares e estilo incomparável – lembra daquela estética bizarra da fantasia Edward Mãos de Tesoura (1991) ou da animação A Noiva Cadáver (2005)?
Na mostra As Fábulas Sombrias de Tim Burton serão apresentados 16 títulos dirigidos, roteirizados ou produzidos pelo cara, que inclui As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985), inédito no Brasil e legendado exclusivamente para exibição em Porto Alegre.
No sábado, a programação se inicia às 15h com A Noiva Cadáver, e depois passa Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2004, na foto em detalhe), às 17h, em sessão comentada pelo crítico Giordano Gio. No domingo, as sessões vão até mais tarde: às 15h, tem Alice no País das Maravilhas (2010) dublado; às 17h, James e o Pêssego Gigante (1996), de Henry Selick, produzido por Burton; às 19h, é vez de Batman (1989).
Durante toda a mostra, outras quatro sessões serão comentadas por críticos e pesquisadores, com destaque para a presença da artista Adriana Peliano, especializada na obra de Lewis Carroll. Ela fala sobre as duas aventuras de Alice assinadas por Burton no próximo sábado (21). E tem mais uma barbada: durante as férias de julho, até o dia 31, o ingresso do cinema no Cine Santander tem preço único de R$ 4. Corre e aproveita!