Dois meses depois de desembarcar em Londres, Gustavo Nunes, enfim, abriu a regressiva para estrear no Brentford. Nesta quinta-feira (31), o ex-gremista fez o primeiro treino com bola junto ao grupo principal. A lesão na costela fez com que ele passasse, nessas primeiras semanas no oeste de Londres, mais tempo na fisioterapia do que em campo. Na semana passada, Gustavo começou a correr ao redor do gramado. Nesta, bateu na bola e se apresentou pela primeira vez no campo ao técnico Thomas Frank.
A expectativa é de que possa estar à disposição e estrear no final de novembro, me disse por telefone João Lima, que agencia a carreira do atacante com o empresário Paulo Pitombeira. O jovem ainda está em fase de adaptação à vida londrina. A namorada e um amigo que já morava com ele em Porto Alegre o acompanham em Londres.
O Brentford colocou toda a sua estrutura para acelerar a aclimatação do atacante à Inglaterra. Gustavo mora próximo ao CT e ao estádio do clube, na zona oeste. É distante do centro da cidade e dos cartões-postais, mas é também uma vida mais sossegada, de bairro.
A presença de mais um brasileiro no grupo colabora para acelerar a adaptação. Ígor Thiago, atacante, brasiliense de 23 anos, foi comprado ao Club Brugge em julho, por R$ 212 milhões, na maior contratação da história do Brentford. Ígor foi formado no Cruzeiro e saiu em 2022, na primeira venda feita pela SAF de Ronaldo, negociado com o Ludogorets. Um ano depois, foi para o Club Brugge e terminou a temporada como o brasileiro com mais gols na Europa, 29.
Fluente no inglês e mais ambientado à Europa, Ígor virou o grande parceiro de Gustavo. Os dois estreitaram a amizade ainda mais nas últimas semanas, quando compartilharam o departamento médico, já que o ex-cruzeirense teve lesão no joelho.
O Brentford ocupa a nona colocação na Premier League, com 13 pontos em nove jogos. Na segunda-feira (4), faz o clássico do oeste de Londres com o Fulham. Na última quarta (29), o Brentford avançou às quartas da Copa da Liga, ao vencer nos pênaltis o Sheffield United. Na próxima fase, enfrenta o Newcastle — quem sabe já com Gustavinho, definido por Thomas Frank como um "jogador direto, que pode criar".