A grande informação desta quinta-feira (18), pelo menos até o início da tarde, é a de que o Grêmio está contratando o goleiro Rafael Cabral, de 33 anos, do Cruzeiro. A negociação é uma troca por empréstimo de um ano. Gabriel Grando, de 24 anos, irá para a equipe mineira. Mesmo contestado em Minas Gerais pelas suas falhas recentes, a nova contratação do Tricolor chega para ocupar a titularidade.
A prova de que está sendo fortemente contestado pela torcida cruzeirense é que o goleiro, no último sábado (13), procurou a diretoria do clube mineiro e comunicou que não tem mais condições psicológicas pra jogar por lá. Na última rodada, no empate em 1 a 1 contra o Fortaleza, nem chegou a ser relacionado. Porém, Rafael Cabral já teve dias muito melhores pelo Cruzeiro. Ele foi um dos principais responsáveis por colocar a equipe de volta à Série A do Brasileirão, depois de anos de angústia.
Prestes a ser anunciado pelo Grêmio, Rafael Cabral chega para ser mais uma forte liderança no time de Renato Portaluppi. Em um documentário do Cruzeiro, produzido pelo Globoplay no último ano do Cruzeiro na Série B, o goleiro ganha destaque por cobrar fortemente seus companheiros. Em um dos episódios, inclusive, nos bastidores pré-jogo, ele reúne o time para dar aquela mensagem de apoio e conta uma história impactante. Rafael diz que perdeu a mãe com apenas 11 anos e, mesmo muito abalado, foi incentivado pelo pai a jogar uma partida que tinha no dia seguinte. Com isso, ele tenta tocar os jogadores passando a mensagem de que, no momento mais duro da sua vida, foi o futebol que o aliviou.
Rafael Cabral é um goleiro experiente, com passagens de destaque pela Europa, por Napoli, Sampdoria e Reading-ING. No Brasil, o goleiro foi revelado pelo Santos em 2010 e, no ano seguinte, foi campeão — como titular — da Libertadores, naquele histórico time do Peixe, com Neymar, Ganso e companhia.
Carência no Grêmio
O Grêmio, até então, nesta temporada, não encontrou segurança em seus goleiros. Caíque e Marchesín tiveram falhas que não podem acontecer em um time que briga por coisas grandes. Renato, visivelmente, está desconfortável com essa questão.
Grando ainda é jovem, tem somente 24 anos, não merece ser apenas a terceira opção para o gol gremista. Será bom para ele novos ares. É um goleiro que ainda tem muito para evoluir.