A eleição gremista ganhou novo cenário com a possibilidade uma terceira via. Até esta terça-feira, haviam dois nomes na disputa: Odorico Roman e Alberto Guerra, que contaria com o apoio de Danrlei. Aqui é preciso contextualizar. O ex-goleiro e deputado federal virou uma liderança forte dentro do Conselho Deliberativo na última renovação, dia 26 de setembro. Das 150 cadeiras, fez 46 cadeiras.
Na eleição para escolha do novo presidente do Conselho e da nova Mesa, Danrlei teve a primeira afirmação de sua força. Ele indicou o advogado Roger Fischer para ser vice na chapa de Alexandre Bugin, vitoriosa no pleito de segunda-feira. Fischer é um estreante no Conselho, entrou agora em setembro e acabou alçado ao segundo posto mais importante do colegiado.
Essas duas vitórias fazem Danrlei mover peças e mexer no tabuleiro eleitoral do Grêmio. A possibilidade forte de ele integrar o Conselho de Administração numa terceira via pode receber duas leituras. Uma é de que poderá alçar voo próprio agora, sendo a liderança de uma gestão que contaria com alguns nomes proeminentes do Conselho, desvinculados de correntes políticas. Outra interpretação é de que o possível lançamento de uma chapa seja mais uma carta na mesa ao negociar o apoio a Guerra e o espaço de seus conselheiros na gestão, em caso de vitória.
O saldo desse cenário é que a sucessão de Romildo pode deixar de ter um primeiro turno protocolar no Conselho. Com Guerra e Odorico apenas, era certo que eles ultrapassariam a cláusula de barreira de 20% e avançariam ao segundo turno, decidido pelo voto dos sócios. Com a terceira via ligada à figura de Danrlei, é muito possível que tenhamos três nomes no pátio.
Até sexta-feira, quando se encerra o prazo de inscrição de chapas, muitas conversas e costuras acontecerão nos bastidores gremistas. Neste momento, com o movimento feito nesta terça-feira por Danrlei e pelo conselheiro Adalberto Aquino, o cenário político foi reconfigurado. O primeiro turno da eleição está marcado para o dia 3 de novembro, três dias antes da última partida do ano, contra o Brusque, na Arena. O segundo turno será no dia 12, uma semana depois do encerramento de uma das temporadas mais sofridas para o torcedor na história recente do clube.